Porque participar do Reebok CrossFit Games Open

A essa altura do campeonato, em pleno 2016, todo mundo já sabe o que é CrossFit, como ele funciona, como praticar e todos os benefícios que essa linda ~lavagem cerebral~ tem na vida de todos que aderiram a esse estilo de vida. E eu digo estilo de vida porque ele não é apenas um esporte. Você vai sim começar a se preocupar com o seu condicionamento, sua alimentação e como tudo isso te afeta e aonde você quer chegar, seja batendo PRs ou dominando a arte dos malditos Double Unders. Mas não é por isso que estamos aqui, então antes de te convencer a se inscrever no Reebok CrossFit Games Open 2016, acho importante explicar o que ele é e como funciona.

Bom, como todo e qualquer esporte coletivo (ou individual, depende de você) o CrossFit também tem uma grande competição anual, que é dividida em três etapas. A primeira é o Open, que é basicamente uma seletiva de cinco semanas, na qual, uma vez por semana, a partir de quinta-feira (cuja data inicial é sempre definida e divulgada antecipadamente), às 21:00 (horário de Brasília), todos os participantes (eu, você, seu coach, o Rich Froning e a Katrín Tanja) fazem o mesmo WOD. Esse WOD deverá ser validado por um árbitro qualificado e seu resultado submetido no site da CrossFit Games até a noite da segunda-feira seguinte.

Do Open, saem os melhores de cada região, que participam da segunda etapa, o Regionals. Apenas os 10 melhores atletas de cada gênero e 10 melhores times da América Latina passam para o Regionals, onde competem contra 40 outros atletas e 30 times de regiões dos EUA. Destes, apenas 5 de cada categoria passam para a etapa final, o The Reebok CrossFit Games, que acontece em Carson/CA durante o verão do hemisfério norte. Isso significa que menos de 1% dos inscritos para o Open vão para o Games.

A parte legal disso tudo é que você não precisa ser competitivo para querer e gostar de competir e comparar seus resultados com os dos seus coleguinhas. Nem para viver por cinco semanas a emoção de ter pessoas contando suas repetições e te motivando a dar o melhor de você, às vezes um melhor que você nem sabia que existia. A parte ruim é que se você é competitivo, as chances de você fazer o mesmo WOD três vezes em um fim de semana são altas, não vou te enganar. Ah! E você também não precisa ser o monstro do CrossFit, dominar todos os movimentos e ser o mais condicionado do mundo: o Open tem a categoria Rx, com pesos e movimentos recomendados, e Scale, com pesos médios e movimentos menos complexos, para nós (eu), reles mortais.

Confesso que na minha primeira experiência com o Open em 2015 eu realmente não dei meu melhor, não levei muito “a sério”, e, com exceção de um WOD com muitos Wall Balls e Double Unders (que até então eu mal sabia pular um), não me lembro de muita coisa. Mas calma, vou chegar na parte motivacional. Agora, um ano depois, quando foram abertas as inscrições, fiz de novo o 15.1 e o 15.1a, e, mesmo antes de comparar meus resultados com os do ano passado, tinha certeza de ter melhorado em tudo, da velocidade à técnica, pois, como eu disse, antes não tinha dado meu melhor apenas por não acreditar que faria alguma diferença.

E tudo bem, eu sei que não faz diferença mesmo, não quero que você ache que vai se tornar o(a) mais condicionado(a) do mundo só porque se inscreveu nas seletivas. Mas só participando você vai descobrir que consegue, sim, fazer 15 Knees to Elbow, 10 Deadlifts e 5 Snatches seguidos quando tem uma galera torcendo por você. Só assim você vai enxergar seu potencial, o quão divertido pode ser fazer parte dessa comunidade de, sejamos realistas, malucos e o quão receptiva ela pode ser. Então vai lá, se inscreve e eu te garanto que depois do dia 25 de Fevereiro, e no final das cinco semanas seguintes, você nunca mais vai poder (ou querer) dizer que não faz algum movimento por que “não consegue”.

Convencido? Então entre em http://games.crossfit.com e faça sua inscrição!

By Tammy Faria e Rodrigo Hollanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rating*